O Eletrocentro é em uma sala elétrica modular e transportável de um único fornecedor, através de uma ordem de compra com uma entrega única e é caracterizado como um “Equipamento” aplicado na produção. Os equipamentos são montados e pré-comissionados para que um mínimo de trabalho seja realizado no campo. A solução de Eletrocentros inclui as engenharias:
- Construção da sala;
- Sistema de climatização e pressurização;
- Sistema de iluminação;
- Sistema de detecção e combate de incêndio;
- Serviços auxiliares;
- Cabeamento e montagem, etc.
Com a responsabilidade de integração com um só interlocutor, podemos listar suas vantagens começando pela otimização do processo de compra. Como conta com atividades simultâneas na fábrica e no campo (preparação do terreno e construção da sala), o prazo do projeto é bastante reduzido, inclusive pela facilidade de instalação, pois a sala chega pronta para instalação no campo e necessitando de recursos mínimos, uma vez que os equipamentos foram todos testados. Com esta unificação e integração da engenharia, a estocagem dos equipamentos diretamente dentro das salas também dispensa a criação almoxarifado especializado em campo.
Possibilitando personalização externa e controle maior do projeto inclusive nos períodos chuvosos, o Eletrocentro pode comportar os seguintes equipamentos de infraestrutura: UPS, carregadores de baterias, ar condicionado, circuito fechado de TV e controle de acesso. Seus principais equipamentos são os CCMs (centro de Controle e Comando), transformadores a seco e a óleo, painéis de baixa e média tensão e todo o sistema de automação tanto da planta elétrica como de processo.
ATÉ 30% DE ECONOMIA DE ENERGIA
Em um Eletrocentro a maior parte da manutenção pode ser feita pelo lado de dentro, proporcionando segurança e conforto aos técnicos, principalmente em noites chuvosas. Soluções de vedação para cabos e tubos visa assegurar eficiência e segurança operacional em longo prazo. A segurança é um ponto muito importante e o Eletrocentro possui sistema de extinção de incêndio que atua por resfriamento e interferência química, reduzindo a energia térmica do incêndio a um ponto em que a reação de combustão não consegue sustentar-se.
De forma totalmente modular, o Eletrocentro pode ser facilmente transportável e possui vida útil de 30 anos. Os Eletrocentros suportam manutenções como, por exemplo, substituição total de uma parede ou estruturas como escada, plataformas e etc. Portanto com as devidas manutenções corretivas e preventivas não existe limite de tempo de utilização destes equipamentos.
A fabricação própria de todas as etapas da produção dos Eletrocentros e infraestrutura adequada garante o controle do processo, qualidade e cumprimento dos prazos. Como a maior parte do trabalho é realizada em fábrica, diminui-se o número de colaboradores necessários para instalação em campo, reduzindo o risco de acidentes no site, pois reduz se na proporção de 10 para 1 a quantidade pessoas e de 4 a 6 meses para 20 dias o tempo de permanência na obra. O risco de não cumprir o prazo de implementação utilizando Eletrocentro é muito menor, pois a dependência de fatores climáticos, como chuva em excesso ou incidência de raios, por exemplo, é menor.
Além de todas as vantagens citadas acima, o Eletrocentro ainda pode ser financiado pelo FINAME, possui incentivo fiscal de Controle de Crédito de ICMS de Ativo Permanente (CIAP), além do PIS/COFINS, com o objetivo de incentivar a melhoria do parque industrial.
Clique no botão abaixo e confira uma apresentação completa sobre o Eletrocentro.
Especificações
- Projeto mecânico, tais como dimensões e layouts dos equipamentos, peso, escadas, plataformas e tamanho dos módulos (fins possibilitar o transporte);
- Projeto elétrico incluindo instalação de energia auxiliar (CC e CA), encaminhamento de cabos, painéis auxiliares, controle de acesso, vídeo vigilância e automação;
- Projeto de iluminação;
- Projeto de climatização;
- Definições de cargas térmicas e sistema de refrigeração necessário;
- Projeto de sistema de alarme, detecção (e combate) contra incêndio;
- Projeto de sistema de pressurização com os filtros adequados ao ambiente de instalação final;
- Testes/ensaios de todo o sistema em fábrica;
- Transporte até o local de instalação;
- Remontagem em campo;
- Testes/ensaios em campo;
- Start-up, comissionamento e operação assistida.