CISCEA

Ciscea – Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro


Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background




A ADKL ZELLER executou as atividades relacionadas á implantação de projetos voltados para o desenvolvimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)

e de outros projetos de interesse do COMAER que lhe forem atribuídos, bem como a modernização de sistemas já implantados.

O SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro) é conduzido pelo Comando da Aeronáutica, através do órgão central do Sistema, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), com Sede na cidade do Rio de Janeiro e localizado no Aeroporto Santos Dumont.

O DECEA gerencia o espaço aéreo do Brasil através de seus múltiplos órgãos Regionais, destacando-se entre eles os CINDACTA (Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo), que têm a incumbência de manter seguro e confiável o fluxo do tráfego aéreo nas áreas sob sua jurisdição.

São quatro os CINDACTA:
CINDACTA I: Rio/São Paulo/Belo Horizonte e Brasília
CINDACTA II: Paraná/ Santa Catarina e Rio Grande do Sul
CINDACTA III: do Sul da Bahia até o Maranhão, abarcando toda a região Nordeste e, em particular, a área oceânica, que separa o Continente Sul-americano da África e Europa;
CINDACTA IV: Região Amazônica.

Todos os 8,5 milhões de km² do território nacional são cobertos por uma extensa rede de radares e estações de telecomunicaçõecs que garantem ao Brasil permanente vigilância de seu espaço aéreo soberano, porém, a área de responsabilidade do SISCEAB, perante a OACI (Organização da Aviação Civil internacional) é bem maior, atingindo os 13 milhões de km², uma vez que abrange também a área oceânica, até o meridiano 10°, quase às costas da África.

O SISCEAB mobiliza exatas 13.245 pessoas, sendo 10.469 militares e 1.776 civis, todos com qualificações específicas ao desempenho das múltiplas atividades do Sistema. O Sistema mantém aferidos e operando 567 auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso.

O DECEA conta ainda com uma Comissão encarregada de planejar, construir, implantar, atualizar e revitalizar os ativos de vigilância e controle em todo o território nacional. Esta organização que funciona como uma empresa é a CISCEA (Comissão para Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), que há mais de 23 anos dedica-se a manter em permanente estado de atualização o SISCEAB, ajustando-o às mais modernas tecnologias e atendendo a sempre crescente demanda do tráfego aéreo a nível nacional e internacional.

O Brasil é um dos poucos países do mundo que detém autonomia em software de controle do tráfego aéreo e defesa aérea e o pioneiro em possuir um sistema integrado que sob uma mesma gerência monitora, exerce controle e age, coordenadamente, tanto nos movimentos aéreos da aviação civil, como naqueles relativos às operações militares. O sistema integrado é uma invenção brasileira e seu êxito comprovado, após mais de 20 anos de atividade, passou a ser recomendado aos demais países pela própria OACI como modelo de sucesso a ser copiado.

O SISCEAB adentra o Século XXI capitaneando tecnologias de ponta e perfeitamente ajustado às necessidades futuras de apoiar o transporte aéreo do mundo globalizado, reafirmando sua liderança no Continente Sul-americano.

O Sistema de Automação desenvolvido se baseia na concepção de Comunicação aberta “sem protocolo proprietário” através de Equipamentos de confiabilidade industrial.  Utilizamos a aquisição das variáveis analógicas e digitais ( transmissores /indicações)  baseado em remota de Controladores Lógicos Programáveis em comunicação Ethernet ( TCP-Modbus) .  Os equipamentos elétricos (Disjuntores, Nivel de tanque combustível,  Painéis de BT e MT) são monitorados através de sinais padronizados para instrumentação industrial (Analógicos :4-20mA/ Digitais : 24 Vcc).

As grandezas elétricas são verificadas através de Multimedidor de Grandezas Elétricas com memória de massa e comunicação Ethernet permitindo a leitura de até 31 grandezas elétricas (Potência Ativa, Reativa , Aparente, Energia Ativa, Reativa e Aparente, Fator de Potência , Tensão entre fase e fase/neutro, Correntes por fase, Harmônicas, Demanda , etc.)

A monitoração e o controle remoto se darão através de Software Supervisório Elipse o qual possui protocolo e drivers de comunicação abertos para os demais Sistemas e Equipamentos do Mercado utilizando da norma CFR21 de autenticação e integridade dos Dados.

Dados dos projetos:

  • 28 Eletrocentros Compactos em Concreto Pré-Moldado;
  • 5 Eletrocentros Compartimentos Metálicos;
  • 28 sítios em todo o território nacional;
  • 770 painéis;
  • 20.900 pontos de I/O;
  • 18.000 figuras;
  • 5.000 telas e janelas;
  • 35.000 tags de comunicação.

Projetos Relacionados