mcc-01


A Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) é definida como aplicação de um método estruturado para estabelecer a melhor estratégia de manutenção para um dado sistema ou equipamento.

Quem deve realizar a manutenção? A pergunta de nosso dia-a-dia pode ser facilmente transportada para o mundo industrial, da engenharia elétrica e da automação. Neste post iremos explicar as vantagens de uma manutenção programada e relacioná-la ao cotidiano de nossas vidas.

Podemos começar comparando o nosso automóvel à necessidade que tivemos ao realizar a compra e quais os requisitos para tal. Se o seu carro quebrou, o que fazer? Consertar? Você vai levar em uma oficina qualquer? Vai procurar um preço razoável?

Se você possuir um carro popular, você pode facilmente levar em qualquer oficina de confiança que tem os recursos corretos para analisar o problema que está ocorrendo.

Se o seu automóvel for um importado de valor alto, certamente levará em uma oficina do próprio fabricante, que conhece o projeto do seu carro e possui pessoal especializado para resolver o problema.

Basta saber qual o produto que você possui para que haja tratamento diferenciado na hora de realizar sua manutenção. O nível de tecnologia envolvido nos sistemas atuais torna imprescindível o conhecimento do projeto para a execução correta da manutenção.

CONCEITOS DE MANUTENÇÂO

Estudos indicam que 60% dos problemas são causados pela operação inadequada dos equipamentos. Caso o serviço realizado não seja de qualidade, você terá problemas novamente no futuro e isto também vale para o produto que está utilizando para substituição.

Continuando com a analogia do carro, ainda podemos comparar situação de manutenção na compra de peças de outros fabricantes que não os originais. Você sabe que a peça original será de qualidade superior às demais e não utilizará qualquer produto. A lógica permanece cada vez mais verdadeira quanto mais caro for o seu veículo.

Devemos seguir o mesmo raciocínio quando falamos de projetos industriais. O responsável pelo funcionamento de uma indústria não vai querer qualquer tipo de produto, pois sabe o que existe de bom e confiável no mercado e deseja ter sempre um produto de qualidade devido aos problemas que enfrentará caso faça a escolha errada.

A ADKL Zeller só trabalha com produtos de grandes empresas, possuindo longas parcerias e dominando por completo suas tecnologias. Todo solução da ADKL contém o que existe de mais atualizado no mercado, com os melhores produtos. Com esta filosofia, conquistamos o mercado mostrando total credibilidade na qualidade de nossos produtos e serviços. Alinhando nossa experiência com grandes parceiros, oferecemos sempre eficiência e qualidade.

É por isso que sabemos que quanto menos intrusivo for um programa de manutenção, mais confiável será o ativo, no decorrer de sua vida útil. É conhecido que, se não executada corretamente, a manutenção cria base para falhas. Estudos indicam que 90% da efetividade da manutenção está relacionada à identificação dos problemas durante a realização dos reparos e à revisão dos Planos de Manutenção.

É aí que entra a Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), que estabelece a melhor estratégia de manutenção do seu equipamento ou sistema. A metodologia permite selecionar as tarefas adequadas de manutenção direcionadas para os modos de falhas identificados.

Devemos substituir a “Manutenção preventiva” pela “Prevenção da Manutenção” e “Realizar as tarefas corretas de manutenção” e não “Realizar as tarefas de manutenção corretamente”. O MCC reduz a quantidade de manutenção não planejada para casos onde isso influencia a disponibilidade, atingindo “ZERO FALHAS”.

A prática tem demonstrado que a aplicação da MCC permite:

  • Atualização de 65% dos Planos de Manutenção;
  • Otimização de 30% dos Planos de Manutenção;
  • Extinção de 5% dos Planos de Manutenção.

Enquanto fizermos análise de falhas, a falha é a nossa solução. As vantagens da Metodologia de MCC:

  • Redução das atividades de manutenção preventiva;
  • Redução dos custos de manutenção;
  • Aumento da vida útil dos sistemas;
  • Redução do número de itens sobressalentes.

O tamanho do estoque de sobressalentes está diretamente ligado ao custo da manutenção. Além do enfoque tradicional, a MCC pode estender a sua análise para cobrir tópicos e problemas de suporte logístico e, até mesmo, de gestão de peças sobressalentes. O que se procura é a confiabilidade dos ativos e não da manutenção.

mcc-02

OS DIFERENTES TIPOS DE MANUTENÇÃO

Manutenção Preventiva: É aquela que ocorre antes da quebra da máquina. Sua função é evitar que haja uma parada não programada devido a qualquer falha do equipamento.

Manutenção Preditiva: É um aperfeiçoamento da preventiva. Através de equipamentos, softwares e instrumentos, ela prevê quando uma falha poderá ocorrer.

Manutenção Proativa: Atua nas variáveis ligadas às condições de uso, e na determinação e eliminação das causas potenciais de falhas (causa raiz).


Manutenção Preventiva x Preditiva

A grande diferença entre a preditiva e a preventiva é sua assertividade.

Enquanto a manutenção preventiva troca uma peça pura e simplesmente pelo seu tempo de uso, a preditiva analisa sua condição real. A troca, então, só será realizada se o estado da peça em questão estiver fora dos padrões normais, não importando seu tempo de uso.

Fica óbvia sua vantagem sobre a preventiva, pois, além de trocar somente o que se faz necessário, isto acontece em tempo hábil antes da quebra.


Manutenção Preditiva x Proativa

Qual a razão de instalarmos sistemas de climatização de ar (ar condicionado) em um escritório, ou qualquer outro ambiente informatizado? As filosofias de manutenção, preventiva e preditiva, ocorrem no equipamento.

A Manutenção Proativa surge no meio em que ele está instalado. Sua função é determinar as causas das falhas, geralmente ligadas a fatores externos ao equipamento propriamente dito. A climatização aumenta o conforto do pessoal e evita o aquecimento das máquinas.

Qual delas podemos considerar uma manutenção proativa? Ambas, visto que tanto uma quanto outra resultará na diminuição do índice de falhas e, consequentemente, em um aumento de produtividade e confiabilidade, seja pela redução do erro humano ou da máquina.

Resumindo, a manutenção proativa atua nas variáveis ligadas as condições de uso, e na determinação e eliminação das causas potenciais de falhas. Um programa de treinamento dos funcionários a respeito do correto manuseio e operação de uma máquina é um exemplo de manutenção proativa. Colocá-la em um ambiente controlado (temperatura, umidade, etc.) é outro.


O guru da reengenharia, Michael Hammer, no seu livro ”A Agenda”, afirma que “o novo desafio das empresas é eliminar suas fronteiras”.

Para isto deve se buscar parcerias, mas de forma construtiva e não mais pelos contratos homem-hora ou por um processo puro de empreiteirização. As empresas devem manter o seu negócio principal, ou seja, focar nos processos que agregam valor na cadeia produtiva, no seu produto final e deixar os especialistas cuidarem daquilo que não é a sua especialidade.

A ADKL Zeller é uma empresa de engenharia elétrica e de automação, capacitada e disposta a integrar soluções em projetos industriais. Desenvolvemos uma metodologia unificada e completa, atuando em todo o processo, desde a criação do projeto, a fabricação de painéis e a implantação em campo, inclusive com sistema de supervisão e treinamento, além de sistema de prevenção de manutenção na confiabilidade.


Matérias que podem interessar

 

Reduza Custos Investindo em Produtos de Qualidade

Avaliação Setorial – 2º Trimestre 2017

Gutor – Novo Parceiro ADKL Zeller